Projeto Feiras e Jardins Sustentáveis

O programa Feiras e Jardins Sustentáveis tem o objetivo de oferecer tratamento ambientalmente adequado para restos de podas de árvores e resíduos orgânicos de feiras livres, para serem devolvidos em forma de composto de qualidade. A INOVA, em parceria com a Subprefeitura da Lapa e a Prefeitura de São Paulo, realizam o programa dando início ao cumprimento da meta 92 da gestão do prefeito Fernando Haddad de promover a compostagem dos resíduos sólidos orgânicos provenientes das feiras livres municipais e dos serviços de poda da cidade, dando novo destino a cerca de 35 toneladas de resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras) coletados em 26 feiras.

O pátio piloto fica localizado na Lapa e foi criado para transformar os resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras) coletados nas feiras livres de São Paulo em adubo ecológico, evitando que sejam descartados em locais inadequados como aterros sanitários. 

Entenda o processo de compostagem 

A INOVA faz a coleta dos resíduos orgânicos nas feiras livres, esse material é separado e depositado em leiras (canteiros preparados para o recebimento desses resíduos). Em seguida, os resíduos são cobertos por palha de grama, propiciando o surgimento de bactérias e fungos que degradam a matéria orgânica de forma controlada, sem exalar mau cheiro ou atrair insetos. O adubo será utilizado em ações de jardinagens nas praças. 

Para estimular a participação e envolvimento da comunidade, a INOVA realiza ações de conscientização ambiental e promove visitas às escolas.

Compartilhe!

FALE CONOSCO

(11) 2066-0600
Avenida Henry Ford, 1718
Mooca - Sede São Paulo – SP




captcha