Sensor em bocas de lobo

Sistema inteligente de monitoramento em bocas de lobo contra enchentes em São Paulo

Com o objetivo de diminuir os efeitos nocivos das chuvas de Verão em São Paulo, a INOVA, implantou sensores que controlam o nível dos resíduos em bueiros em pontos de alagamentos.

O sistema inteligente de monitoramento é composto por um ecofiltro – espécie de cesto que retém o resíduo – e um sensor que permite a identificação, em tempo real, da quantidade de resíduos armazenados. Dessa forma, a equipe de limpeza é avisada, por meio de um sistema via celular, sobre a condição de armazenamento de cada bueiro (nível baixo, médio ou alto).

Os sensores estão instalados em 110 bocas de lobo, localizadas em áreas com alta incidência de alagamento situadas nas regiões atendidas pela empresa (Norte, Oeste e Central).

Com a implantação da nova tecnologia, a operação apresenta melhor desempenho, pois o sistema possibilita a ação antecipada e assertiva das equipes de limpeza de boca de lobo, minimizando os impactos do alagamento e também evidenciando a limpeza realizada nesses pontos.

Com isso, também é possível reduzir o volume de resíduos nos ramais de ligação, galerias, rios e córregos por meio da retenção dos materiais nos filtros plásticos instalados na boca de lobo. Dessa forma, a equipe de limpeza visita as bocas de lobo que estiverem com o nível da sua capacidade alta, ganhando maior agilidade.

A medida é uma das ações da Operação Verão.

Compartilhe!

FALE CONOSCO

(11) 2066-0600
Avenida Henry Ford, 1718
Mooca - Sede São Paulo – SP




captcha